Blog

fique por dentro de todas as dicas

Sabor de Fazenda dá dicas para começar uma horta em casa

As Irmãs Silvia e Sabrina Jeha são as sócias do viveiro escola Sabor de Fazenda e, desde 1993, data da fundação, se dedicam ao cultivo orgânico de mudas de ervas, temperos, hortaliças e PANC, além da preservação e difusão da cultura de plantio e uso das ervas e temperos para a manutenção do bem-estar e da saúde.

SABRINA E SILVA JEHA SABOR DE FAZENDA STOP FOOD WASTE DAY
SABRINA E SILVA JEHA – SABOR DE FAZENDA

Confira, na entrevista abaixo, um pouco da história do Sabor de Fazenda e algumas dicas de como começar uma horta em casa:

Por que vocês começaram a se interessar pelo tema da sustentabilidade/desperdício?

Sabrina Jeha – Nossas escolhas profissionais sempre foram pautadas pelas questões de sustentabilidade e meio ambiente. Silvia, como nutricionista, sempre esteve ligada ao aproveitamento integral dos alimentos, comida de verdade e diversidade alimentar. Eu, como geógrafa, sempre estive atenta ao papel do ser humano no planeta, as formas de produção, distribuição e consumo dos alimentos.

Como surgiu a ideia do Sabor de Fazenda?

Sabrina Jeha – Ao se formar, em 1992, Silvia foi trabalhar numa clínica de medicina preventiva e lá, junto com o experiente hortelão Gérsio Priosti, criou um pequeno viveiro, onde produziam mudas e jardineiras com temperos frescos, para que seus pacientes, complementassem a dieta com as ervas, substituindo o sal de cozinha. Na época, conseguiu que a revista semanal, Veja São Paulo, publicasse no Boas Compras, uma chamada das jardineiras com ervas e, a partir daí, o negócio começou a se configurar e Silvia me chamou para ser sua sócia nessa maravilha que é produzir, cultivar e distribuir vida e saúde em forma de hortas na cidade de São Paulo.

Como as pessoas podem começar suas hortas em casa? Com quais alimentos começar?

Sabrina Jeha – Os temperos frescos são uma ótima alternativa para o início de uma horta. As folhas e ramos de um manjericão, plantado em vaso, por exemplo, podem se transformar num delicioso molho pesto, tempero para salada, um sabor especial no risoto, além de um chá reconfortante e medicinal.

Quanto espaço é necessário para cultivar alimentos/temperos em casa?

Sabrina Jeha – Um pequeno espaço como um canto ensolarado na lavanderia, uma jardineira na sacada, ou um canteiro no quintal, são suficientes para o cultivo de algumas espécies de ervas, temperos e hortaliças. O mais importante é ter um bom vaso, terra adubada, boa vontade e sol pleno, pelo menos 4 horas de sol batendo nas folhas das ervas.

Quais as vantagens dos orgânicos para o meio ambiente e para a saúde?

Sabrina Jeha – Os alimentos orgânicos respeitam a diversidade da vida e não usam venenos para exterminar possíveis pragas que apareçam na cultura e nem herbicidas para matar os matos que nascem ao redor da cultura principal. É um tipo de produção de alimentos que, através do manejo ecológico, agrega boas práticas de produção incluindo diversidade biológica e riqueza social.

Como a alimentação saudável contribui para o meio ambiente?

Sabrina Jeha – Quando optamos por comida fresca, orgânica e cheia de vitalidade, os ganhos são enormes, tanto para a nossa saúde, quanto para o meio ambiente. Incentivamos o pequeno agricultor a não usar produtos tóxicos que vão para o solo e para os rios, produzimos menos embalagens plásticas, podemos comprar direto do produtor, gerando renda e auto estima para quem cuida do planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

talvez você goste destas também.

GRSA|Compass realiza campanha de combate ao desperdício de alimentos

A GRSA|Compass realiza, pela terceira vez no Brasil, a campanha Stop Food Waste Day. O movimento internacional, promovido pelo Grupo Compass em mais de 30 países, tem o objetivo de educar e engajar as pessoas para que reduzam o desperdício de alimentos no mundo. Além disso, faz parte do compromisso de reduzir em 50% o desperdício de alimentos de todo o Grupo até 2030.

veja mais >>

Moda Sustentável – Festival do Consumo Consciente

Nesta edição Pocket do Festival do Consumo Consciente, o estilista Alex Santos, explica sua trajetória e apresenta trabalhos de upcycling, além da Oficina de arte da Raíssa, do studio ar ensinando processos iniciais de cerâmica em alta temperatura. Já na oficina da sustentabilidade, Sheila Reis fala sobre compostagem doméstica.

veja mais >>

nos acompanhe e veja mais dicas de como diminuir o seu desperdício