A GRSA|Compass realiza, pela terceira vez no Brasil, a campanha Stop Food Waste Day. O movimento internacional, promovido pelo Grupo Compass em mais de 30 países, tem o objetivo de educar e engajar as pessoas para que reduzam o desperdício de alimentos no mundo. Além disso, faz parte do compromisso de reduzir em 50% o desperdício de alimentos de todo o Grupo até 2030.
O Dia D da campanha, 28 de abril, será marcado no Brasil pelo Festival Consumo Consciente: semeando bons hábitos. O evento virtual gratuito será realizado das 14h às 18h e contará com oficinas, palestras e atrações musicais.
Os embaixadores da campanha no Brasil estão entre as atrações do evento, cuja inscrição pode ser feita pelo Sympla. O chef Renato Caleffi, fundador do Le Manjue, ministrará uma oficina sobre como aproveitar integralmente os alimentos. A nutricionista e chef Carina Muller falará sobre como comprar alimentos de maneira eficiente e fazer com que durem mais. Anna Elisa de Castro, chef health fundadora da NOS Escola, fará uma oficina com receitas criativas sem desperdiçar nenhum alimento. Valéria Paschoal, nutricionista e diretora da VP Nutrição Funcional, participará do painel sobre Inovação e Economia Circular. E as irmãs Sabrina e Silvia Jeha, do Sabor de Fazenda, ensinarão como fazer uma horta em casa.
A campanha também conta com uma série de iniciativas para o público interno da GRSA|Compass e clientes, com foco na redução do desperdício nos restaurantes, além de um movimento nas redes sociais e site da campanha.
Nos perfis da campanha no Facebook e Instagram estão sendo realizados desafios semanais com dicas de atitudes simples que podem reduzir o desperdício doméstico. Também foram criados filtros para demonstração do apoio à campanha e figurinhas para compartilhamento no Whatsapp. Já no site, é possível baixar um e-book com receitas sem desperdício, conferir a programação do Festival e se informar sobre o assunto por meio das matérias e entrevistas do blog. Durante o Festival haverá, ainda, a oportunidade de contribuir com doações em dinheiro para o Banco de Alimentos e a Fundação Horizontal. Para saber mais sobre a campanha e como reduzir o desperdício de alimentos, acesse o site da campanha e os perfis no Facebook e Instagram