Blog

fique por dentro de todas as dicas

Renato Caleffi dá dicas de como adotar hábitos sustentáveis na cozinha de casa

Renato Caleffi

Renato Caleffi é pioneiro e criador do conceito de gastronomia funcional e orgânica no Brasil, chef consultor e fundador da marca Le Manjue Organique. É reconhecido pela crítica e pelo público por suas receitas autorais, saudáveis e orgânicas, além de ser professor, pesquisador e autor de seis livros:  Escolhas e Impactos – gastronomia funcional; Tudo sobre panelas; A série infantil Achaz; Na Ponta da Língua; e Gastronomia Funcional no Esporte.

Confira abaixo a entrevista concedida pelo chef ao Stop Food Waste Day com dicas de como adotar hábitos sustentáveis em casa:

• Como a alimentação saudável contribui para o meio ambiente?

Chef Renato Caleffi – O cultivo de alimentos sem agrotóxicos ou de forma ecológica, agroecológica e sustentável evita contaminar solos, lençóis freáticos e a biodiversidade do seu entorno.

• Quais as atitudes sustentáveis que você aplica no Le Manjue e que podem ser replicadas em casa?

Chef Renato Caleffi – O lema sempre foi gerar menos lixo a aproveitar o máximo possível. E a forma de replicar em casa é por meio de técnicas de conservação, como congelamento e transformação de receitas em pestos, molhos e geleias.

• Poderia dar algumas dicas do seu livro Escolhas e Impactos que possam ser aplicadas pelos apoiadores do SFWD?

Chef Renato Caleffi – Fazer azeites aromáticos, pestos e geleias.

 Você é cocriador da Séria Achaz, para crianças. Quais as dicas você dá para que os pais possam incentivar a alimentação saudável e o respeito aos alimentos?

Chef Renato Caleffi – Colocar novos sabores nas experiências gastronômicas dos filhos, fazer comida juntos com eles, despertar o interesse pelo conhecimento dos alimentos e seus poderes, fazer as técnicas de aproveitamento com eles, como se fosse algo divertido.

Mostrar que se pode comer tudo: raízes, talos, ramas, sementes, cascas para que eles não tenham preconceitos no futuro. Cultivar o plantar, colher e cozinhar, desde flores, hortaliças, ervas e Panc, seja num canteiro ou num vaso. Além disso, mostrar uma feira aberta e manter o hábito de comprar nelas, assim como mostrar o lixo gerado em férias e educar sobre a redução de lixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

talvez você goste destas também.

nos acompanhe e veja mais dicas de como diminuir o seu desperdício