Blog

fique por dentro de todas as dicas

Conheça a relação entre nutrição e sustentabilidade

A ONU define o desenvolvimento sustentável como o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais, sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender as suas próprias necessidades. E o que isso tem a ver com nutrição? Tudo!

Quando falamos em nutrição, costumamos pensar apenas em alimentação saudável. Mas o que esquecemos é que, a forma como nos alimentamos, está diretamente relacionada com o meio ambiente e a sustentabilidade. “A origem dos alimentos pode impactar muito o meio ambiente, desde as embalagens que produzem lixo até os agrotóxicos e fertilizantes que poluem rios e desmineralizam o solo”, explica Anna Elisa de Castro, chef de cozinha, coach de saúde integral e fundadora da NOS Escola.

A especialista reforça que, para uma alimentação ser considerada saudável, ela não pode ser saudável apenas para o ser humano. “Temos que pensar na saúde do planeta. É egoísmo não pensar dessa forma”, reforça.

Escolhas sustentáveis:

• Organização: as escolhas sustentáveis começam antes mesmo de ir ao mercado, ao definir o cardápio e fazer a lista de compras. É neste momento que você pode aproveitar para pesquisar mais sobre as empresas/marcas para entender quais delas realmente estão comprometidas com o meio ambiente.

• Alimentos da estação: na hora de definir o cardápio, leve em consideração os alimentos da estação. Eles amadurecem no tempo certo, são mais resistentes ao clima e, por isso, não precisam de aditivos químicos para sobreviver ou amadurecer antes da hora. São mais bonitos, têm sabor acentuado, são mais baratos e não agridem a natureza.

• Consumo de carne: a especialista lembra que as vacas impactam o meio ambiente de diversas formas: destruição da camada de ozônio, consumo de água da pecuária, desmatamento das pastagens e monocultura. E seus nutrientes podem ser substituídos por alimentos ricos em grãos integrais com leguminosas, vegetais escuros, ovos e leite.

• Feiras orgânicas: optar por comprar alimentos em feiras orgânicas é uma forma de pensar no alimento desde o plantio até o consumo.

• Mercado: uma das formas de se alimentar de forma sustentável com alimentos comprados no mercado, é evitar os ultraprocessados e diminuir, ao máximo, os processados. Faça as compras de forma consciente, dando prioridade aos alimentos orgânicos, sempre que possível, e aos alimentos vendidos em embalagens ecológicas.

• A granel: comprar em lojas a granel também é uma forma de unir nutrição e sustentabilidade, desde que a compra seja feita com ecobag e, sempre que possível, com os potes levados de casa.

• Restaurantes/deliveries: você também pode contribuir com o meio ambiente ao escolher restaurantes que têm a sustentabilidade como parte de sua cultura. São estabelecimentos que escolhem os fornecedores e dão a correta destinação aos resíduos, além de optar por embalagens sustentáveis para suas entregas.

Mudança de hábito

Anna Elisa de Castro explica que ficamos tão “intoxicados” com os alimentos ultraprocessados, que esquecemos o sabor real dos alimentos. E a melhor forma de mudar é fazer a transição aos poucos.

Escolha alguns alimentos e comece a substituí-los por alimentos de verdade, sem pressa. Isso porque, fazer todas as trocas de uma única vez, pode causar ansiedade e este deve ser um processo para resultados de longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

talvez você goste destas também.

Projeto Draft
Uncategorized

Anna Elisa de Castro dá dicas de como adotar uma alimentação saudável e hábitos sustentáveis

A Chef Health Coach Anna Elisa de Castro é, mais uma vez, embaixadora do Stop Food Waste Day. Cuidadora do planeta, Anna Elisa é formada pela Natural Gourmet Institute (NGI), fundadora da N.O.S Escola e sócia-fundadora do N.O.S Detox e da Catering 3. Além disso, é apresentadora dos programas Fazendo a Festa e Papinhas e Comidinhas, da GNT, e do programa Sem Tempero Não Dá.

veja mais >>

nos acompanhe e veja mais dicas de como diminuir o seu desperdício