Blog

fique por dentro de todas as dicas

Passo a passo para começar a cultivar temperos em casa

Você sabia que uma das formas de contribuir para cuidar dos recursos do nosso planeta pode ser por meio do cultivo de alimentos e temperos em casa?

Sabrina Jeha, sócia do Sabor de Fazenda, explica que quando optamos pela comida fresca, orgânica e cheia de vitalidade, os ganhos são enormes, tanto para a nossa saúde, quanto para o meio ambiente. “Os alimentos orgânicos respeitam a diversidade da vida e não usam venenos para exterminar possíveis pragas que apareçam na cultura e nem herbicidas para matar os matos que nascem ao redor da cultura principal. É um tipo de produção de alimentos que, por meio do manejo ecológico, agrega boas práticas de produção incluindo diversidade biológica e riqueza social”, conta.

Como começar

De acordo com Sabrina, os temperos frescos são uma ótima alternativa para o início de uma horta. “As folhas e ramos de um manjericão plantado em vaso, por exemplo, podem se transformar num delicioso molho pesto, tempero para salada, dar sabor especial ao risoto, além de um chá reconfortante e medicinal”.

Outro ponto importante é que plantar temperos também é uma forma de diminuir o desperdício. Como os temperos são usados em menor quantidade, é comum que as pessoas comprem um maço, coloquem na geladeira e ele acabe estragando. Ao cultivar, é possível pegar apenas aquilo que será utilizado.

Onde cultivar

Um pequeno espaço como um canto ensolarado na lavanderia, uma jardineira na sacada ou um canteiro no quintal são suficientes para o cultivo de algumas espécies de ervas, temperos e hortaliças. O mais importante é ter um bom vaso, terra adubada, e pelo menos quatro horas de sol batendo nas folhas das ervas.

Escolha do vaso

Na hora de escolher o vaso é importante que ele tenha, pelo menos, 15 cm de altura. E todo o vaso deve ter furos na parte de baixo para facilitar a saída da água e para as raízes  não apodrecerem.

Na prática

Para uma jardineira de 40cm x 18 x 15cm, uma sugestão para começar é com mudas de alecrim, tomilho e sálvia, que são plantas com necessidades semelhantes.

  1. Comece colocando uma camada de pedras ou argila expandida no fundo do vaso;
  2. Na sequência, coloque em cima das pedras uma manta de drenagem ou uma camada fina de areia;
  3. Para fazer o plantio, misture três partes de terra para uma de areia e uma de composto orgânico ou use o substrato pronto.
  4. Coloque as mudas no vaso e complete com substrato.
  5. Depois disso, coloque adubo natural para nutrir as plantas e misture para penetrar no solo. Pode ser um composto de restos de vegetais ou húmus de minhoca.
  6. Para evitar evaporação da água, o ideal é finalizar com uma cobertura que pode ser composta por resto de grama, feno, folhas secas e, até mesmo, casca de arroz.
  7. A primeira rega deve ser abundante até pingar embaixo do vaso. Depois, para saber se é necessário regar novamente, basta colocar o dedo ou um palito e verificar se a terra está úmida.

No caso dos temperos é importante observar a forma de retirar as folhas. “Ao invés de retirar apenas algumas folhinhas, é importante cortar o ramo inteiro. Isso dará estímulo para que a planta volte a brotar”, finaliza Sabrina.

Clique aqui para assistir ao vídeo explicativo do Sabor de Fazenda sobre como plantar manjericão, feito em parceria com a GRSA|Compass para o Stop Food Waste Day.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

talvez você goste destas também.

Moda Sustentável – Festival do Consumo Consciente

Nesta edição Pocket do Festival do Consumo Consciente, o estilista Alex Santos, explica sua trajetória e apresenta trabalhos de upcycling, além da Oficina de arte da Raíssa, do studio ar ensinando processos iniciais de cerâmica em alta temperatura. Já na oficina da sustentabilidade, Sheila Reis fala sobre compostagem doméstica.

veja mais >>

Empresas contra o Desperdício – Festival do Consumo Consciente

Nesta edição Pocket do Festival do Consumo Consciente, Sara e Diego da GRSA|Compass contam como a empresa evita o desperdício de alimentos internamente, além disso, Alcione da Conecting Food que comenta como as empresas podem implementar processos para evitar o desperdício e aderir a um consumo mais consciente. Na oficina da sustentabilidade a empresa Ubuntu fala sobre alternativas de produtos de limpeza naturais para casa e de quebra ensina como fazer seu próprio sabão. Matheus Crespo ensina na Oficina de arte como escolher a sua moldura e o chef Stefanio Víolla ensina a fazer um delicioso risoto de quinoa com cogumelos.

veja mais >>

nos acompanhe e veja mais dicas de como diminuir o seu desperdício