Blog

fique por dentro de todas as dicas

Anna Elisa de Castro dá dicas de como adotar uma alimentação saudável e hábitos sustentáveis

A Chef Health Coach Anna Elisa de Castro é, mais uma vez, embaixadora do Stop Food Waste Day. Cuidadora do planeta, Anna Elisa é formada pela Natural Gourmet Institute (NGI), fundadora da N.O.S Escola e sócia-fundadora do N.O.S Detox e da Catering 3. Além disso, é apresentadora dos programas Fazendo a Festa e Papinhas e Comidinhas, da GNT, e do programa Sem Tempero Não Dá.

ANNA ELISA DE CASTRO - N.O.S. ESCOLA Stop food waste day
ANNA ELISA DE CASTRO – N.O.S. ESCOLA Stop food waste day

Confira abaixo a entrevista concedida pela chef ao Stop Food Waste Day com dicas de como adotar uma alimentação saudável e hábitos sustentáveis.

Quando você começou a se interessar pelo tema da sustentabilidade/desperdício?

Anna Elisa de Castro – Fui criada na fazenda da minha vó. Cresci com bichos e plantas. Foi um processo natural.

Como surgiu a ideia da Nos Escola?

Anna Elisa de Castro – Surgiu da minha vontade de compartilhar saúde integral e, principalmente, de formar células propagadoras de saúde, porque quanto mais pessoas compartilharem saúde, mais saúde teremos.  A força do coletivo é muito importante.

Você trabalha muito com crianças. Como fazer as crianças, desde cedo, respeitarem os alimentos e não desperdiçar?

Anna Elisa de Castro – As crianças são muito inteligentes, precisamos dividir com elas os acontecimentos.  Uma boa conversa sobre a importância da comida, já ajuda bastante.  Quanto mais envolvemos as crianças nos processos da cozinha, mais elas aprendem.

Como a alimentação saudável contribui para o meio ambiente?

Anna Elisa de Castro – Se você começa a se preocupar com a sua saúde, naturalmente você começa a prestar atenção na alimentação.  E você vai pesquisando mais e aprendendo mais. Esse caminho te leva a pensar em quem produz o seu alimento, de onde vem seu alimento, nas embalagens… E o meio ambiente vai se beneficiando.  Você começa a pensar nas monoculturas, no empobrecimento do solo… e na sua participação em tudo isso.

Quais as dicas que você dá para quem está começando?

Anna Elisa de Castro – Vá pelo caminho da simplicidade. Comece comendo comida de verdade. Quanto menos processados e ultraprocessados melhor.

Que tipo de atitude você tem no dia a dia que pode ser facilmente adotada pelas pessoas que querem diminuir o desperdício de alimentos?

Anna Elisa de Castro – Comprando alimentos de verdade, pois esses alimentos podem ser consumidos praticamente de forma integral.  Você pode comer suas partes de várias formas, e se elas não forem comidas, podem ir para composteira, podem virar comida de minhoca que virará adubo.

Como mudar o comportamento para desembalar menos e descascar mais?

Anna Elisa de Castro – Esse comportamento começa no local de escolha das suas compras. Se você optar por pedir cestas orgânicas ou ir à feira, naturalmente você terá menos embalagens.  A escolha do local das suas compras é muito importante.

Como cozinhar a própria comida pode contribuir para o meio ambiente e a redução do desperdício?

Anna Elisa de Castro – Ao cozinhar em casa você tem total controle dos seus atos, além de ter uma alimentação mais saudável. A prática somada à informação gera consciência!

Como se organizar para comer mais comida de verdade?

Anna Elisa de Castro – Fazendo boas escolhas no ato de comprar. Optar por alimentos integrais, in natura, sazonais e orgânicos é um excelente começo.

Quais os alimentos que permitem aproveitamento total?

Anna Elisa de Castro – Muitos!  Frutas e verduras, por exemplo.  Muitas partes dos alimentos podem ser consumidas:  sementes, cascas, ramas…  Podem virar bebida vegetal, preparações e, em último caso, podem voltar para terra! 

Como incentivar a família a respeitar os alimentos?

Anna Elisa de Castro – O primeiro passo é a informação. Temos muitas informações disponíveis.  Procurar uma boa fonte, sentar e conversar sempre. E claro, levar a família para dentro da cozinha, para aprendizado e para divisão de tarefas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

talvez você goste destas também.

Vlog

Mobilidade e Sustentabilidade – Festival do Consumo Consciente

Nesta edição Pocket do Festival do Consumo Consciente, o engenheiro mecânico e presidente da SAE Brasil, Camilo Adas, fala sobre a relação entre mobilidade e sustentabilidade nas grandes cidades, além da Oficina de arte “Qual tinta usar para pintar móveis’com Chris Carolo. Já na oficina da sustentabilidade, Luis Caccia ensina como fazer uma carteira com caixa tetrapak e o chef Stefanio Víolla ensina a fazer um delicioso risoto de quinoa com cogumelos.

veja mais >>

nos acompanhe e veja mais dicas de como diminuir o seu desperdício