DICAS

VOCÊ NO COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

A nossa dicas foram elaboradas para o ajudar a fazer mudanças simples em casa. Se todos seguirmos estas dicas na maior parte do tempo, podemos ter um grande impacto ao reduzir o desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, poupar dinheiro.

FAÇA UMA LISTA DE COMPRAS

Planeje com antecedência fazendo uma lista e comprando apenas o que você sabe que vai precisar.

CONGELE ALIMENTOS

Adquira o hábito de congelar sobras, pão, legumes e frutas, em vez de jogá-los no lixo.

AJUDE A ECONOMIZAR ÁGUA

Ao desperdiçar carne bovina, você também está desperdiçando os recursos utilizados para criar o animal. Quanto mais tempo a carne ficar em temperatura ambiente, mais rápido ela estragará.

Procure sempre pegar carnes, aves e frutos do mar por último e armazená-los primeiro quando chegar em casa.

REVIVA SEUS VEGETAIS

Um rápido mergulho em água gelada por 5 a 10 minutos pode reviver vegetais murchos. Mesmo que não possam ser restaurados, alguns vegetais que você pretendia comer crus em sua salada ainda podem brilhar em um prato cozido.

EXCESSO DE COZIMENTO NÃO É O FIM

Legumes cozidos além do tempo podem ser transformados em sopas ou molhos. Basta jogá-los no liquidificador com caldo, sopa, leite ou creme. Legumes como brócolis, cenoura, couve-flor e batata são excelentes para isso.

MENOS AR, MENOS QUEIMA POR CONGELAMENTO

Isto é o que acontece quando alimentos oxidam no congelador. Sempre esprema o excesso de ar dos sacos plásticos e recipientes. Por exemplo: você provavelmente não vai comer um pão inteiro de uma vez, então corte-o, embrulhe-o bem e coloque-o no freezer. A queima por congelamento é inofensiva, mas afeta o sabor.

NÃO SE DEIXE LEVAR PELA APARÊNCIA

Bananas marrons ou escuras são perfeitamente boas para comer. As partes machucadas das bananas podem ser facilmente cortadas ou usadas. Bananas bem marrons ou congeladas são ótimas para assar pães rápidos, muffins ou bolos.

DESPERDICE MENOS COM AS CRIANÇAS

É importante introduzir novos alimentos ao paladar infantil, mas crianças podem demorar um pouco mais para se acostumar com novos sabores. Comece com pequenas porções para minimizar alimentos intocados. Você sempre pode oferecer mais uma porção se eles estiverem interessados.

USE ATÉ O FIM

Faça receitas durante a semana para utilizar toda a comida que está prestes a estragar na despensa ou na geladeira. Só porque a alface está murcha, não significa que é hora de jogá-la fora.

SIMPLIFIQUE O PLANEJAMENTO DAS REFEIÇÕES

Evite o desperdício de alimentos, verificando o que precisa de ser consumido antes de ir às compras. Pense em uma refeição para fazer com esses produtos, procure os ingredientes que você já possui e acrescente os que faltam à lista de compras.

Acompanhe as nossas redes sociais e confira mais dicas de como diminuir o desperdício