CAMPANHA BRASIL

Campanha internacional visa redução do desperdício de alimentos

Cerca de um terço da comida produzida globalmente é perdida ou desperdiçada a cada ano

No Brasil, as famílias desperdiçam em média 353 gramas de comida por dia, ou 128,8 quilos por ano, segundo dados do projeto Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil. O Grupo Compass, líder global em food service, marca hoje o Stop Food Waste Day, um dia internacional de ação na luta contra o desperdício de alimentos, em parceria com clientes internacionais como Google e HSBC. Lançada pelo Grupo Compass nos EUA em 2017, o Stop Food Waste Day é um evento anual para aumentar a conscientização sobre a questão do desperdício de alimentos e incentivar a indústria, do campo à mesa, para reduzir a quantidade de alimentos descartados. A Compass está trabalhando em 50 países com seus fornecedores, funcionários e clientes para fornecer soluções significativas para resolver esse problema global.Os clientes da Compass e as equipes nacionais se unirão para reduzir o descarte de alimentos, ajudar na construção de parcerias com organizações de caridade para a coleta e doação de alimentos em excesso às comunidades locais, parcerias com ativistas e influenciadores e materiais de marketing para aumentar a conscientização sobre formas de economizar em casa. Outras atividades incluem:

• Festival do Consumo Consciente - Semeando Bons Hábitos: um evento aberto ao público com oficinas de chefs embaixadores e feira de produtores e parceiros engajados na causa;

• Campanha de mídia social usando a hashtag #stopfoodwasteday para gerar interesse global.

O Grupo Compass no Reino Unido comprometeu-se a reduzir seu desperdício de alimentos em 50% até 2030. No Brasil, a meta deste ano é reduzir o desperdício em 10% no período da campanha.

“O desperdício de alimentos é um problema sério para o mundo de hoje e, como líder global em serviços de alimentação, estamos determinados a desempenhar nosso papel na promoção da mudança. Trabalhando com nossos fornecedores, parceiros, clientes e consumidores nos 50 países em que operamos, estamos focados em educar nossas equipes e nossos clientes sobre como eles podem desempenhar seu papel na redução do desperdício de alimentos, hoje e todos os dias”, afirma Dominic Blakemore, diretor executivo do Grupo Compass.

Em setembro de 2018, o Grupo Compass foi um dos 90 adotantes iniciais a se comprometer com marcos ambiciosos estabelecidos no Roteiro de Redução de Resíduos, uma iniciativa inovadora desenvolvida pela IGD e WRAP para reduzir pela metade o desperdício de alimentos do Reino Unido até 2030. Para alcançar suas metas ambiciosas, A Compass 2014 fez uma parceria com a empresa de tecnologia Winnow, cuja tecnologia de “balanças inteligentes” permite que as cozinhas comerciais meçam e gerenciem melhor o desperdício de alimentos em mais de 250 locais da Compass no Reino Unido. Desde 2015, o HSBC reduziu seu desperdício de alimentos em 60% – o que representa 650 toneladas de desperdício de alimentos evitados. Após uma implantação bem-sucedida no Reino Unido, a Compass planeja lançar sistemas de gerenciamento de resíduos alimentares em mais unidades globais em 2019, ajudando os clientes a acompanhar o progresso na redução do desperdício de alimentos.

 


Brasil participa de campanha mundial contra desperdício de alimentos

Stop Food Waste Day acontece em abril em mais de 30 países, com o dia D no dia 24/4

 

O Brasil participa pela segunda vez da campanha internacional contra o desperdício de alimentos Stop Food Waste Day. A campanha acontece durante o mês de abril e terá seu Dia D no dia 24 de abril.

A iniciativa é idealizada pelo Grupo Compass, maior empresa de serviços de alimentação e suporte do mundo, em mais de 30 países, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Turquia, Japão e Austrália. No Brasil, a ação acontece por meio da GRSA|Compass, responsável por servir mais de um milhão de refeições por dia em todo o País. A meta global é reduzir o desperdício de alimentos em 50% até 2030 nas operações do Grupo Compass. “A proposta é conscientizar a sociedade e disseminar ações e hábitos que podem gerar resultados concretos de redução no dia a dia”, afirma o presidente da GRSA|Compass, Paulo José Soares.

Segundo dados da FAO/ONU, 1,3 bilhão de toneladas de comida se perdem ou são desperdiçadas por ano no mundo. Isso equivale a cerca de 1/3 de toda a comida produzida para o consumo humano. No Brasil, as famílias desperdiçam em média 353 gramas de comida por dia, ou 128,8 quilos por ano, segundo dados do projeto Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil. De acordo com a pesquisa, a dupla arroz e feijão, base da alimentação brasileira, está entre os mais desperdiçados, representando 38% dos alimentos jogados fora no país.

Diante desse cenário, a campanha atuará para conscientizar e engajar os consumidores e a sociedade sobre o consumo consciente de alimentos e a redução do desperdício. Uma das frentes será a ação “Seja 10 contra o desperdício”: durante 10 dias as pessoas serão estimuladas a entregar seus pratos limpos após suas refeições nos restaurantes da GRSA|Compass. A redução na quantidade de alimentos descartada será contabilizada por ferramentas internas e a meta é reduzir o desperdício em 10% no período. Além disso, a campanha vai reunir doações de alimentos para as ONGs Banco de Alimentos e Amor Horizontal. No ano passado foram doadas 18 toneladas de alimentos que ajudaram a complementar a alimentação de 3 mil crianças.

Entre os embaixadores da campanha estão Renato Caleffi, chef do restaurante Le Manjue, e as nutricionistas Carina Muller, Alessandra Luglio e Cynthia Antonaccio. “Queremos estimular a mudança de hábitos que podem fazer grande diferença. Aproveitar melhor os alimentos, ter uma horta em casa e planejar melhor as refeições e compras são atitudes simples do dia a dia que podem gerar um impacto muito positivo”, explica Mara Cristina Maran Baggio, nutricionista e gerente de Segurança e Qualidade da GRSA | Compass.

Sobre a GRSA|Compass
Com mais de 40 anos de atuação no Brasil, a GRSA faz parte do Grupo Compass – maior grupo de serviços de alimentação e suporte do mundo – e é hoje líder no mercado brasileiro de refeições coletivas, atendendo mais de 1 milhão de pessoas diariamente. Com uma equipe de mais de 30 mil profissionais no Brasil, a GRSA|Compass fornece serviços de alimentação e suporte (hotelaria, recepção, jardinagem e manutenção) para empresas, hospitais, escolas, aeroportos, terminais rodoviários, espaços de evento e entretenimento e locais remotos como mineradoras e plataformas de petróleo.

Sobre a Stop Food Waste Day Brasil
A campanha está em seu terceiro ano em âmbito global e o segundo no Brasil. Em 2018, mais de 30 países, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Turquia, Japão e Austrália, promoveram ações com o objetivo de educar e potencializar a mudança em relação ao desperdício que impacta o mundo. Por meio do SFWD, o Compass Group quer chamar a atenção para o problema, criar e compartilhar soluções criativas e impactantes.

Acompanhe a campanha do Brasil nas redes sociais:
Instagram: @stopfoodwastedaybrasil
Facebook: Stop Food Waste Day Brasil

Saiba mais sobre a campanha mundial: www.stopfoodwasteday.com