CAMPANHA BRASIL

Stop Food Waste Day acontecerá simultaneamente em mais de dez países

 

O Brasil é um dos países da América Latina a participar de uma grande campanha internacional contra o desperdício de alimentos. A Stop Food Waste Day – Salve o Alimento! – terá seu Dia D em 27 de abril, e unirá forças com iniciativas que serão realizadas em mais de dez países, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Turquia, Japão e Austrália, em todos os continentes onde o Grupo Compass, maior empresa de serviços de alimentação e suporte do mundo, com atuação em mais de 55 países, está presente. No Brasil, a ação acontecerá por meio da GRSA|Compass, que é responsável pela alimentação diária de mais de dois milhões de pessoas em todo o País. A meta global é reduzir o desperdício de alimentos em 50% até 2030.

Segundo dados do Instituto Akatu, em 2016, o Brasil estava entre os 10 países com o maior índice de desperdício de alimentos. Nesse contexto, a campanha atuará na conscientização e metas de redução, focando na ativação “Seja 10 contra o desperdício”: durante 10 dias, as pessoas serão estimuladas a entregar seus pratos limpos após suas refeições. O lixo orgânico será contabilizado por ferramentas como a Trim Trax, que medirá a quantidade de alimentos jogada fora para contabilizar quanto deixou de ser desperdiçado no período. Ao final da campanha, essa redução será revertida em doações de alimentos para instituições em todo o Brasil. A meta é diminuir o desperdício em 10% em 10 dias.

De acordo com dados da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, que trabalha no combate à fome e à pobreza por meio da melhoria da segurança alimentar e do desenvolvimento agrícola, 28% dos alimentos se perdem no processo de produção agrícola e mais 28% são jogados no lixo após chegarem às casas dos consumidores.

No mundo, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de comida são descartadas por ano, enquanto quase 800 milhões de pessoas passam fome.

Ainda como parte da ação, a GRSA | Compass Group oferecerá a seus clientes o Teaching & Kitchen que, a partir do dia 27 de abril, dará aulas sobre como evitar o desperdício no dia a dia, com receitas que utilizam alimentos em sua totalidade como, por exemplo, talos e cascas, que seriam considerados sobras. “Algumas escolas já solicitaram as aulas para alunos e funcionários, pois entendem que essa ferramenta é uma solução que não só conscientiza, mas cria uma linha de aprendizagem sobre alimentação que as crianças levam para a vida, o que é exatamente o que queremos”, conta Erika Sperati, diretora do Negócio Educação da GRSA.