10 DICAS

1 - FAÇA UMA LISTA

Uma família brasileira de três pessoas joga cerca de R$ 171 por mês em alimentos no lixo. Planeje-se antes de ir ao mercado. Faça uma lista e compre apenas aquilo que você sabe que será consumido.

2 - APRENDA A CONGELAR

Cada um de nós desperdiça cerca de 205g de alimento por dia.

Crie o hábito de congelar molhos, pães, vegetais e frutas ao invés de jogá-los no lixo.

3 - AJUDE A ECONOMIZAR ÁGUA

Desperdiçar 450g de carne é o mesmo que deixar a torneira do chuveiro ligada por 370 minutos. Quanto mais tempo a carne ficar em temperatura ambiente, mais rápido ela irá estragar. Por isso, deixe a carne por último quando for às compras e vá direto para casa para colocá-la na geladeira.

4 - RECUPERE SEUS VEGETAIS

Uma imersão rápida na água gelada durante 5-10 minutos pode dar nova vida aos vegetais murchos. Se ainda assim eles não voltarem, crie uma receita com vegetais cozidos. Você vai adorar!

5 - VEGETAIS COZIDOS DEMAIS TÊM SOLUÇÃO

Se os vegetais ficaram mais cozidos do que o esperado, aproveite para criar sopas e molhos. Basta jogá-los no liquidificador com caldo de sopa, leite ou creme. Legumes - como brócolis, cenouras, couve-flor e batatas - são excelentes para isso.

6 - EVITE QUEIMADURAS DE CONGELADOR

Você provavelmente não comerá uma baguete de uma só vez. Por isso, a dica é cortar o pão e colocar em pedaços no congelador. Sempre aperte todo o excesso de ar de sacos plásticos e recipientes. A queimadura de freezer é inofensiva, mas afeta o sabor.

7 - BANANAS! BANANAS! BANANAS!

Bananas manchadas podem ser perfeitamente consumidas. As partes feridas podem ser cortadas ou usadas. Bananas escurecidas e congeladas são ótimas para assar pães rápidos, muffins ou bolos.

8 - DESPERDICE MENOS COM AS CRIANÇAS

Comece com pequenas porções para evitar que sobre muita comida no prato.

Estudos mostram que muitas crianças têm que tentar um alimento até 15 vezes antes de aceitá-lo. Vá aos poucos para evitar um grande desperdício.

9 - SEJA ESTRATÉGICO

90% de nós jogamos comida fora muito cedo.

Crie receitas durante a semana para aproveitar os alimentos que estão prestes a vencer na sua despensa. Só porque a alface está murcha, não significa que é hora de jogá-la fora.

10 - PLANEJE AS REFEIÇÕES

Aproximadamente de 30% do alimento no Brasil é perdido. Por isso, é importante planejar as refeições antes de fazer as compras. Olhe a sua despensa e planeje o que você irá cozinhar.

Crie cardápios inteligentes que permitam aproveitar ingredientes nas diversas refeições. Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro, além de evitar o desperdício.